Publicidade
eFlog.net - Fotos e comentários ilimitados, música e plano de fundo. Inclua fotos, vídeos, gifs, flash... Crie o seu eFlog.net.
Fotos por Data


Últimas Fotos

18/04/2014
Comentários: 0


17/04/2014
Comentários: 0


17/11/2013
Comentários: 4


07/10/2013
Comentários: 0


07/10/2013
Comentários: 0


Mais Fotos...

Podcast/Músicas

Sem Arquivos!

Notícias

TotalPopUp
Top Parceiros
Agradecimentos
Meus contatos para Oficinas e encomendas
Curiosidades sobre a história dos brinquedos

Ver todos...

Visitas: 400903
Na Semana: 955
Online: 2




Usuário Offline Principal - Arquivo de Fotos - Slide Show - Feed - Perfil - Recomendar


Curiosidades sobre a história dos brinquedos

Postada em: 11, Setembro 2010 - 13:22:41

BONECAS: elas são muito antigas. Surgiram como figuras que eram adoradas como deusas, há 40 mil anos. Mas só muito tempo depois, no Egito de 5 mil anos atrás, se transformaram em brinquedo. A primeira fábrica de bonecas surgiu na Alemanha em 1413. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959. Leia a história e veja fotos da Barbie.

BAMBOLÊ : foi criado no Egito há três mil anos. Nesta época, era feito com fios secos de parreira (o pé de uva). As crianças egípcias imitavam com os bambolês as artistas que dançavam com aros em torno do corpo. O bambolê de plástico colorido, como conhecemos, surgiu nos EUA em 1958.

BOLA: a bola é um dos brinquedos mais antigos que existem. Há 6.500 anos já eram feitas bolas de fibra de bambu no Japão e de pêlos de animais na China. Romanos e gregos usavam bexiga de boi para confeccionar suas bolas, ugh! No Brasil, a bola mais popular é sem dúvida a de futebol, que chegou por aqui em 1894, trazida pelo inglês Charles Miller. E você sabia que a bola de futebol branca foi inventada por um brasileiro? Joaquim Simão teve essa idéia em 1935, para que os jogadores pudessem enxergar a pelota à noite.

BILBOQUÊ: este é um jogo muito antigo, encontrado em diferentes países, como Japão, México, Estados Unidos e França, com pequenas variações em sua forma. Até hoje ninguém descobriu quem o inventou nem quando ele apareceu. Pinturas de artistas europeus indicam que o brinquedo era jogado pelos reis e pelos nobres e, muito possivelmente, pelas pessoas comuns, nas ruas. Sabe-se que no fim do século 16, ele era conhecido e vendido na França. Segundo pesquisadores, bilboquê é uma palavra de origem francesa, e aparece em textos desde 1534.

CHOCALHO : Os primeiros chocalhos surgiram no Egito por volta de 1360 a.C. Vários deles podem ser vistos em museus, com formatos variados: de pássaros, porcos, ursos etc.

IOIÔ: 1926 — O ioiô vira um brinquedo “moderno”. Os americanos Louis & Dave Marx promovem o brinquedo, que depois de algum tempo vira moda no mundo inteiro. A história do ioiô é bem antiga: há 3 mil anos, na China, eles eram feitos de marfim e o fio era de seda; na Grécia antiga, eram feitos de pedra; na Europa, eles eram enfeitados com jóias que quando giravam apareciam bonitas figuras. Contam que até os soldados de Napoleão Bonaparte brincavam de “jou-jou” durante as batalhas

VAI-E-VEM: 1976 — Durante o verão, surge na Itália o brinquedo Vai-e-Vem. O brinquedo é formado por uma bola de plástico oval com abertura no centro, por onde passavam duas cordas de nylon. Nas extremidades de cada corda ficam as alças que cada jogador segura e usa para movimentar a bola. Muito popular nas praias, a brincadeira é mover a bola de um lado para o outro, num constante vai-e-vem

DÉCADAS
40 Não existiam bonecas de plástico - elas eram de uma massa inquebrável. Surgiu o jogo Banco Imobiliário.
50 Surgiram as primeiras bonecas de plástico, como a Pupi. A Brinquedos Bandeirante lançou bicicleta, jipe, rema-rema e velotrol. Os jipes eram de ferro com pneus de borracha.
60 A boneca Susi foi lançada. A Amiguinha também ganhou sua primeira versão. Destaque para a patinete com rodas de chapa, pneus de borracha e base de chapa de ferro. Outro sucesso era o futebol de botão.
70 A Mãezinha era a favorita das meninas. Entre os jogos, estava o Pega Varetas e o Ferrorama. O cãozinho Xereta era novidade. O Jipe Júnior com farol e buzina deixou as crianças malucas! São também desta época: boneca Tippy, Lalá e Lulú (boneca com cachorrinho), Feijãozinho e Falcon.
80 Bate Palminha, Abelhudo, Cine Disney Show, Doutor Saratudo, Genius são dessa década. O Pense Bem, pequeno computador da Tec Toy, foi eleito o melhor brinquedo de 1988. A Estrela lançou a primeira boneca eletrônica, a Amore.
SAIBA QUANDO, ONDE E COMO FORAM

INVENTADOS ALGUNS DOS BRINQUEDOS MAIS POPULARES DE HOJE:
Autorama: o brinquedo foi inventado na Inglaterra em 1956. Na versão profissional, os carros andam numa pista de 48 metros de comprimento. No autorama amador, vendido em lojas, a pista é feita de peças de plástico que se encaixam. O brinquedo chegou ao Brasil em 1963.
Bonecas: elas são muito antigas. Surgiram como figuras que eram adoradas como deusas, há 40 mil anos. Mas só muito tempo depois, no Egito de 5 mil anos atrás, se transformaram em brinquedo. A primeira fábrica de bonecas surgiu na Alemanha em 1413. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959. Leia a história e veja fotos da Barbie.
Ursos de pelúcia: eles foram inventados no século 19. Nos EUA, são conhecidos como "teddy-bear" por um motivo curioso: o presidente americano Theodore Roosevelt se recusou a participar de uma caçada de ursos em 1902. Um fabricante de ursinhos de pelúcia decidiu batizá-los de 'teddy-bear' em homenagem a Roosevelt (Teddy é apelido de Theodore).
Bicicleta: no século 15, o artista Leonardo da Vinci já brincava de desenhar projetos de bicicletas. Mas a bicicleta só foi popularizada em 1790, pelo conde francês Sivrac. Nesta época, era feita de madeira, não tinha correntes ou pedais e era embalada pelos pés. Só depois de mais de cem anos as 'bikes' ganharam pneus e correntes.
Skate: a história deste brinquedo radical começou na Califórnia, no final dos anos 30, quando os surfistas decidiram levar suas pranchas para as ruas. Para fazer isso, colocaram quatro rodas sob uma tábua de madeira e saíram surfando pelo asfalto! A primeira fábrica de skates surgiu em 1958.
Bambolê: foi criado no Egito há três mil anos. Nesta época, era feito com fios secos de parreira (o pé de uva). As crianças egípcias imitavam com os bambolês as artistas que dançavam com aros em torno do corpo. O bambolê de plástico colorido, como conhecemos, surgiu nos EUA em 1958.
Bola: a bola é um dos brinquedos mais antigos que existem. Há 6.500 anos já eram feitas bolas de fibra de bambu no Japão e de pêlos de animais na China. Romanos e gregos usavam bexiga de boi para confeccionar suas bolas, ugh! No Brasil, a bola mais popular é sem dúvida a de futebol, que chegou por aqui em 1894, trazida pelo inglês Charles Miller. E você sabia que a bola de futebol branca foi inventada por um brasileiro? Joaquim Simão teve essa idéia em 1935, para que os jogadores pudessem enxergar a pelota à noite.
Jogos de tabuleiro: eles foram criados por sábios e conselheiros antigos, que "liam" as respostas em peças marcadas. O jogo mais antigo de que se tem notícia tinha sete peças e usava dados, mas ninguém conhece suas regras. Sabe-se que até os faraós egípcios adoravam jogos de tabuleiro, há 4.300 anos. Conheça a história do Banco Imobiliário.
Futebol de botão: foi inventado pelo carioca Geraldo Décourt, em 1930. Ele começou usando botões de cueca para jogar (sim, naquela época, as cuecas tinham botões). Depois, passou a usar os botões da calça do uniforme escolar, o que fez o jogo ser proibido na sua escola, porque os alunos estavam acabando com seus botões!
Lego: foi criado na Dinamarca em 1949, por um marceneiro chamado Olé Kirk Chirstiansen. Você sabia que com seis tijolinhos de lego é possível fazer 102.981.500 combinações diferentes? Existem parques feitos de Lego na Dinamarca, Inglaterra e Estados Unidos, chamados 'Legoland'.
Playmobil: os bonequinhos foram criados em 1974, na Alemanha. Desde então, Playmobil já assumiu diversas formas: índio, astronauta, cavaleiro medieval, bombeiro
Videogame: esta história começa em 1968, quando um engenheiro americano lançou o Odyssey 100, primeiro console do mundo. No Brasil, o videogame estreou com o Telejogo, em 1977. A nova geração dos videogames, que se integram à internet, apareceu em 1998 com o Dreamcast.
Tamagotchi: os amiguinhos de estimação virtuais foram inventadas por uma japonesa e demoraram dois anos para ficarem prontos. Eles foram lançados em 1996 e este ano ganharam nova versão, que possibilita que um bichinho interaja com outro.

[Denunciar esta notícia]
Avaliação do eFlog


Categorias

Geral (361)

Favoritos

biomas


Links

Artesanato em rede - aulas bacanas
Filosofia para crianças
Filosofia para crianças
Setor de Reciclagem
Axemaria
Adoro as musicas instrumentais do Kenny G
Mais sucata que vira brinquedo e idéias legais!
Claudia Costin
Portal Educação

Total FilmesTop Parceiro
Amigas da Educação
TOP Parceiro
Planeta Sustenável




ClickGrátis - eFlog | Buscar Flog - Por Sexo: Masculino - Feminino | Buscar Flog - Por Estado: AC - AL - AP - AM - BA - CE - DF - GO - ES - MA - MS - MG - MT - PA - PB - PR - PE - PI - RJ - RN - RS - RO - RR - SP - SC - SE - TO