eFlog.net - Fotos e comentários ilimitados, música e plano de fundo. Inclua fotos, vídeos, gifs, flash... Crie o seu eFlog.net.

ZELADORA MONAGIDELEIACÍ angolareinodeoya@hotmail.com



Podcast/Músicas


ABAÇÁ GIDELEUACÍ
Sem Itens!

A VITÓRIA DO SEU OBJETIVO ESTÁ NO TAMANHO DE SUA F
Sem Itens!

Visitas: 299044
Na Semana: 2598
Online: 1

LOGUN EDÉ

2010-04-26 14:00:31

LOGUN EDÉ

LOGUN EDÉ

Logun Edé (lógunèdè) é o orixá da riqueza e da fartura, filho de Oxum e Oxóssi, deus da guerra e da água. É, sem dúvida, um dos mais bonitos orixás do Candomblé, já que a beleza é uma das principais características dos seus pais.
Caçador habilidoso e príncipe soberbo, Logun Edé reúne os domínios de Oxóssi e Oxum e quase tudo que se sabe a seu respeito gira em torno de sua paternidade. É a beleza em pessoa. O encanto dos jovens, o namorado, o flerte. Logun rege a ingenuidade do jovem, a adolescência, a beleza adolescente. Seu encanto está no primeiro beijo, no primeiro abraço, na primeira oportunidade das “mãos-dadas”, no primeiro carinho. Está presente no brilho do olhar, no perfume das flores, numa paisagem singela. É também o deus da arte, o principio daquilo que é belo e terno. É o príncipe das águas doces, da caça, da alegria e do jovialidade.
Os filhos de Logun Edé não andam! Pairam sobre o ar!

MITOLOGIA DE LOGUN EDÉ

Logun Edé é o filho de Ibualama e Ieponda. Tem ele três irmãos: Ode Ifá, ligado ao ar, afilhado de Oxalá; Ode Issambô, ligado às plantas, afilhado de Ossaim; e Ode Ilê, afilhado de Exu. Sempre foi considerado como príncipe, filho de reis. Menino arisco, teimoso, levado, brincava sempre além dos limites da regência de sua mãe Oxum, que era a cachoeira. Porém, era admirado por todos, e muito querido também.

CARACTERÍSTICAS: Sintetizando os tipos ligados a Oxossi e a Oxum. Portanto contraditórios, gênio imprevisível, por vezes falante, por vezes solitário. Possuem elegância, vaidade e altivez. possuem as características de Oxum, ou seja, narcisismo, vaidade, gosto pelo luxo, sensualidade, beleza, charme, elegância. Tem também características em comum com Oxóssi, ou seja, beleza, vaidade, cautela, objectividade e segurança. São altruístas, abnegado, sinceros, simpáticos, tensos, austeros, possuem senso de coletividade, calmos, desprendidos, inconstantes, vaidoso e sonhadores.

DIA: Quinta-feira.

METAL: Ouro.

CORES: azul celeste e amarelo ouro.

PARTES DO CORPO: as mesmas correspondentes a Oxossi e Oxum.

SÍMBOLOS: Balança, Ofá, Abebè e Cavalo-marinho.

ELEMENTOS da natureza: Terra (floresta) e Água (de rios e cachoeiras).

DOMÍNIOS: Riqueza, Fartura e Beleza.

SINCRETISMO: São Miguel Arcanjo. Na Bahia é sincretizado com Santo Expedito.

OFERENDAS: feijão fradinho, milho, cebola, camarão, inhame, ovo, coco, mel, dendê.

LOCAIS: mata, fauna, flora, rios, cachoeiras.

SAUDAÇÃO: Logun ô akofá!!!!!



Comentários

por marcio soares da silva 30, Março 2014 - 20:09:13

muito lindo as historia

Website

por oloye olodeomim 26, Outubro 2012 - 19:04:37

meu pai ifatunde, me afirmou que na africa ologunede,e filho de oxum e ogum, e não e metata como dizem, e um orisca vigoroso, masculino como o pai como diz a palavra ologunede aporonika oni jagunjagun orixa.

por mel 14, Agosto 2012 - 19:23:06

que coisa mais linda é esse santo o dono da riqueza muito lindo mesmo [


Postar Comentário

 

* Seu ip é: 54.205.20.160 Será anexado junto ao seu comentário, o dono do eFlog "candombleoya" poderá visualizar em sua área administrativa caso necessário.