eFlog.net - Fotos e comentários ilimitados, música e plano de fundo. Inclua fotos, vídeos, gifs, flash... Crie o seu eFlog.net.

ZELADORA MONAGIDELEIACÍ angolareinodeoya@hotmail.com



Podcast/Músicas


ABAÇÁ GIDELEUACÍ
Sem Itens!

A VITÓRIA DO SEU OBJETIVO ESTÁ NO TAMANHO DE SUA F
Sem Itens!

Visitas: 304274
Na Semana: 7828
Online: 2

OBALUAÊ

2010-04-26 14:02:32

OBALUAÊ

OBALUAÊ

Omolu ou Obaluaê, orixá masculino das doenças, em especial de pele, e da varíola. Os dois nomes correspondem às formas jovem e velha de Xampanã, orixá da varíola e da peste, cujo nome é considerado tabu. Filho de Nanã, Obaluaê ficou muito doente e fraco e foi por ela abandonado, sendo recolhido e cuidado por Iemanjá. É representado com o rosto e o corpo cobertos por véus e vestes de palha, porque para os humanos é proibido ver seu rosto, pela deformação feita pela doença, e pelo respeito que devemos a este poderosíssimo Orixá. Quando se incorpora, dança em convulsões e tremendo, alquebrado, com grande sofrimento. No candomblé, é considerado companheiro inseparável de Ogum (deus da guerra) e de Exu; costuma-se chamá-lo de "homem da encruzilhada". É um dos orixás mais prestigiados no Brasil.
É o Sol, a quentura e o calor do astro rei. É o Senhor das pestes, das moléstias contagiosas, ou não. É o rei da Terra, do interior da Terra. Está no organismo, no funcionamento do organismo. Na dor que sentimos pelo mau funcionamento dos órgãos, ou por uma queda, corte ou queimadura. Rege a saúde, os órgãos e o funcionamento destes. Ele trata do interior, fundamentalmente, mas cuida também da pele e de suas moléstias.

MITOLOGIA DE OBALUAÊ

Filho de Nanã – que abandou por ser doente – foi criado por Iemanjá. É o irmão mais velho de Ossãe, Oxumarê e Ewá; Orixá fundamentalmente Jeje, mas louvado em todas as nações, por sua importância.

CARACTERÍSTICAS: tem o poder de enviar e curar doenças epidêmicas e individuais pelo que seu culto apresenta rígidas normas e proibições, para evitar que se encolerize. são pessoas extremamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os seus sofrimentos, daqueles que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim. Deprimidos e depressivos, são capazes de desanimar o mais optimista dos seres; acham que nada pode dar certo, que nada está bom. Às vezes, são doces, mas geralmente possuem manias de velho, como a rabugice. Gostam da ordem, gostam que as coisas saiam da maneira que planearam. Não são do tipo que levam desaforo para casa e se se sentirem ofendidos respondem no acto, não importa a quem. Pensam que só eles sofrem, que ninguém os compreende. Não possuem grandes ambições. Podem apresentar doenças de pele, marcas no rosto, dores e outros problemas nas pernas. São pessoas sem muito brilho, sem muita beleza. São perversos e adoram irritar as pessoas; são lentos, exigentes e reclamam de tudo. São reprimidos, amargos e vingativos. É difícil relacionar-se com eles. Parece que são pessoas que possuem muitos defeitos e poucas qualidades, mas eles têm várias, e uma qualidade pode compensar qualquer defeito: são extremamente prestáveis e trabalhadores. São amigos de verdade.

DIA: Segunda-feira.

METAL: chumbo.

CORES: Preto, branco e vermelho.

PARTES DO CORPO: a pele e os pulmões.

SÍMBOLOS: xaxará ou íleo (com que limpa as doenças e os males espirituais).

ELEMENTOS DA NATUREZA: Terra e fogo do interior da Terra.

DOMÍNIOS: Doenças epidémicas, cura de doenças, saúde, vida e morte.

SINCRETISMO: é identificado com São Lázaro e São Bento.

OFERENDAS: pipoca sem sal, feijão-preto e feijão-fradinho, aberém, abadô (amendoim pilado e torrado), Iatipá (folha de mostarda) e ibêrem (bolo de milho envolvido na folha de bananeira).

LOCAIS: cemitérios e sol.

SAUDAÇÃO: Atotô!!!!!



Comentários

por elizabete dos santos 30, Novembro 2013 - 09:36:39

concordo com o manoel, também fico triste quando leio isso sobre meu orixá nos colocam pra baixo afinal sou alegre até demais e muito otimista, pq dizem isso então?

por manoel 30, Junho 2012 - 23:13:42

fico sempre triste e preocupado com a maneira q este orixá é descrito; sou filho dele e mesmo depois de anos de vivencia no candomblé discordo em muitos aspectos relacionados a Ele. Possuo qualidades muito opostas atribuidas ao meu Pai. Sou otimista; feliz e perseverante;e de uma luz q ofusca .


Postar Comentário

 

* Seu ip é: 54.90.135.178 Será anexado junto ao seu comentário, o dono do eFlog "candombleoya" poderá visualizar em sua área administrativa caso necessário.