eFlog.net - Fotos e comentários ilimitados, música e plano de fundo. Inclua fotos, vídeos, gifs, flash... Crie o seu eFlog.net.

ZELADORA MONAGIDELEIACÍ angolareinodeoya@hotmail.com



Podcast/Músicas


ABAÇÁ GIDELEUACÍ
Sem Itens!

A VITÓRIA DO SEU OBJETIVO ESTÁ NO TAMANHO DE SUA F
Sem Itens!

Visitas: 311871
Na Semana: 15425
Online: 2

OXÔSSI

2010-04-26 16:29:51

OXÔSSI

OXOSSI

Orixá Masculino da caça e das matas. Filho de Iemanjá, é irmão de Exu e de Ogum. Simbolizado por um arco e flecha unidos, mantém vivos os animais das matas, onde vive. Orixá das matas e amigo inseparável de Ogum, é o representante da medicina na mitologia africana: para os povos nativos, suas folhas e ervas medicinais são fontes de saúde. Oxossi habita nas entranhas das florestas virgens. É o senhor dos arbustos, protetor de toda a flora. Foi ele quem inspirou as comunidades negras na busca do conhecimento de suas origens.
É o Orixá da caça, chamando muitas de Ode Wawá, ou seja, caçador dos Céus.
É a divindade da fartura, da abundância, da prosperidade. Em seu lado negativo, porém, pode ser também o pai da míngua, da falta de provisão.
Dentro do culto, ele é o caçador do Axé, aquele que busca as coisas boas para uma Casa de Santo, aquele que caça as boas influências e as energias positivas.
Oxossi é a semente, é o vegetal em ponto de colheita. É a fartura, a riqueza, é a carne que o homem consome. Rege o revoar dos pássaros e seu encantamento mais bonito está na evolução das pequenas aves. É a vontade de cantar, de escrever, de pintar, de esculpir, de dançar, de plantar, de colher, de caçar, de viver com dinamismo e otimismo.
Curiosamente, Oxossi também é a comodidade, a vontade de vislumbrar, de contemplar. Oxossi é um pouco preguiça, a vontade nada fazer, senão pensa e, quem sabe criar.

MITOLOGIA DE OXOSSI

Filho de Iemanjá e irmão de Ogun e Exu, Oxossi sempre foi muito querido pela família, pelo seu temperamento calmo, compreensivo, amigo e respeitador. Entretanto, era franzino, parado.

CARACTERÍSTICAS: liberdade e independência, às vezes solidão e individualismo. Suas principais características são a ligeireza, a astúcia, a sabedoria, o jeito ardiloso para faturar sua caça. É um Orixá de contemplação, amante das artes e das coisas belas.

DIA: Quinta-feira.

METAL: madeira (África) e bronze (Brasil).

COR: Azul-Turquesa.

PARTES DO CORPO: antebraço, braço, cabelo do corpo e pulmão.

SIMBOLISMO: Arco e flecha.

ELEMENTOS DA NATUREZA: Terra (florestas e campos cultiváveis).

DOMÍNIOS: Caça, Agricultura, Alimentação e Fartura

SINCRETISMO: em algumas regiões é identificado com São Jorge; em outras, com São Sebastião.

OFERENDAS: Axoxô (milho vermelho com fatias de coco), Ewa (feijão fradinho torrado) e frutas variadas.

LOCAIS: matas.

SAUDAÇÃO: Òké Aro!!! Arolé!!!!!



Comentários

por debora 07, Janeiro 2012 - 18:32:23

adorei essa historia de oxossi e bom q assim vou aprendendo mais sobre meu pai

Website


Postar Comentário

 

* Seu ip é: 54.90.133.10 Será anexado junto ao seu comentário, o dono do eFlog "candombleoya" poderá visualizar em sua área administrativa caso necessário.