Publicidade
eFlog.net - Fotos e comentários ilimitados, música e plano de fundo. Inclua fotos, vídeos, gifs, flash... Crie o seu eFlog.net.
PiadasPiadas
Fotos por Data


Últimas Fotos

15/07/2014
Comentários: 0


08/07/2014
Comentários: 0


01/07/2014
Comentários: 0


01/07/2014
Comentários: 0


01/07/2014
Comentários: 0


Mais Fotos...

Podcast/Músicas

Sem Arquivos!

Notícias

Assista Canais de TV Pela Internet
Quem Sou Eu?
Morte da Princesa Diana e a Globalização
Brasileiro cria um guia da Internet Brasileira
FRASES ENGRAÇADAS

Ver todos...

Visitas: 1084743
Na Semana: 1055
Online: 1




Usuário Offline Principal - Arquivo de Fotos - Slide Show - Feed - Perfil - Recomendar


« Anterior
 Próxima »

Tourada com Cavalo

03, Novembro 2008 - 21:22:58
Tourada com Cavalo
A tourada é um espectáculo tradicional de Portugal, Espanha e França, bem como de alguns países da América Latina: México, Colômbia e Peru. O essencial do espectáculo consiste na lide de touros bravos através de técnicas conhecidas como arte tauromaquica.

A palavra tauromaquia é oriunda do grego ταυρομαχία - tauromachia (combate com touros). O registo pictórico mais antigo da realização de espectáculos com touros remete à cidade de Creta (Knossos). Esta arte está presente em diferentes vestígios desde a antiguidade clássica, sendo conhecido o afresco da tourada no palácio de Cnossos em Creta.

A maior praça de touros do mundo é a "Plaza de Toros México" localizada na cidade do México e A maior praça europeia é a "Plaza de Toros de las Ventas", em Madrid. Numa tourada, todos os touros têm pelo menos quatro anos de idade. Quando os touros lidados ainda não fizeram os 4 anos diz-se que é uma novilhada.

A lide varia de país para país, em Portugal tem duas fases: a chamada lide a cavalo e ou menos corrente a lide a pé e posteriormente a pega. A primeira é levada a cabo por um cavaleiro, lidando o touro. A lide consite na colocação de ferros, ditos farpas, de tamanhos variáveis, começando com ferros longos e culminando frequentemente com ferrros muito curtos, ditos "de palmo".

Em Portugal as chamadas touradas de morte foram proibidas no tempo do Marquês de Pombal, a mando do rei após um trágica corrida em que faleceu uma grande figura nobiliarquica estimada pelo monarca. Em 2002 a lei foi alterada para permitir os touros de morte em locais justificados pela tradição, como na vila de Barrancos.

Cortesias

As cortesias marcam o início da corrida de touros à portuguesa. No início da corrida, todos os intervenientes (cavaleiros, forcados, bandarilheiros, novilheiros, criadores e outros interveninetes) entram na arena e cumprimentam o público, a direcção da corrida e figuras eminentes presentes na praça. Nas corridas de gala a indumentária é de rigor e na arena desfilam coches puxados por cavalos luxuosamente aparelhados.

Lide a cavalo

Todo o decorrer da corrida de touros à portuguesa consiste na “lide” de seis touros, habitualmente. Cada um dos touros é lidado por um cavaleiro tauromáquico, que tem um determinado tempo durante o qual poderá cravar um número variável de ferros compridos (no início), médios ou pequenos no dorso.

Lide a pé

Os touros podem alternativamente ser “lidados” por um toureiro a pé (embora isto seja menos comum nas touradas portuguesas), que também crava as bandarilhas, um par em simultâneo, no dorso do touro. Outra faceta da lide a pé envolve o uso de uma pequena capa e de um estoque. Em Portugal é proibida a morte do touro na praça, noutros países a lide a pé culmina na morte, por estocada, do animal.

Pega

Seguidamente, é comum entrar em cena o bandarilheiro que efectua algumas manobras com um capote posiconando o touro para a pega. De seguida entram em cena os Forcados, os Forcados são um grupo amador que enfrenta o touro à pé, o objectivo é conseguirem deter e prender o touro unicamente à força de braços. Oito homens entram na arena o primeiro é o forcado da cara, seguindo-se os chamados ajudas, primeiro e segundo ajuda, os outros seis ajudam-no a imobilizar o touro, havendo um (O rabejador) que segura no rabo do touro, procurando deter o avanço do animal e fixá-lo num determinado local, para quando os seus ajudantes o largarem este não invista sobre eles. A pega é consumada quando o forcado da cara se mantenha segura nos cornos do touro e este seja detido e imobilizado pelos seus companheiros.

Grupos de defesa dos direitos dos animais criticam a prática da tourada, pois consideram-na um acto de crueldade sem justificação, e que não se insere dentro das tradições humanistas portuguesas.
Enviar a um amigo - Denunciar
5 próximos | 431 430 429 428 427 426 425 424 423 422 421 | 5 anteriores
Comentários:

por Milton.S.Factor04, Novembro 2008 - 15:13:24
HEI, ZÉ WILSON, VC OBTEVE ALGUMA RESPOSTA SOBRE A DEVOLUÇÃO DE NOSSAS FOTOS ?
O QUE ELES ALEGARÃO DO SUMIÇO DAS FOTOS;
ABRAÇOS;
MIRTÃO

 WEB


Postar Comentário








Caracteres Restantes: 300






* Seu ip é: 54.234.82.216 Será anexado junto ao seu comentário, o usuário do eFlog "wrfotos" poderá visualizar em sua área administrativa caso necessário.


Avaliação do eFlog


Categorias

Aeronaves (30)
Animais e Insetos (214)
Artes e Artesanatos (8)
Bandeiras e Símbolos (8)
Barcos e Navios (8)
Carros e Motos (104)
Castelos (5)
Charges (39)
Desenhos (29)
Famosos (98)
Fotos Engraçadas (196)
Futebol (17)
Gifs Animados (6)
Lugares e Paisagens (92)
Pessoas (258)
Pooktre (5)
Vegetais (24)
Vídeos (3)

Favoritos





Resultados futebol Copa do Mundo oferecidos por Futebol.com


ClickGrátis - eFlog | Buscar Flog - Por Sexo: Masculino - Feminino | Buscar Flog - Por Estado: AC - AL - AP - AM - BA - CE - DF - GO - ES - MA - MS - MG - MT - PA - PB - PR - PE - PI - RJ - RN - RS - RO - RR - SP - SC - SE - TO